O Clube de Geografia é
uma experiência educativa desenvolvida pela professora Maria Helena Nascimento
de Souza na escola pública Ruth Rosita no bairro do Guamá Belém/Pa. Trata-se de
uma turma de alunos do 3º ano do ensino médio que participam da referida
proposta, onde o objetivo Geral é
estimular o jovem estudante do ensino básico da escola pública inserir-se em
experiências de pesquisas científica voltadas para a Amazônia, a fim de estimulá-los
a pesquisar e construir conhecimentos sobre a realidade em que vivem, para
assim comprometer-se com a qualidade de vida da realidade em que vivem.
O Clube de Geografia
atualmente está constituído por uma turma com 30 estudantes do 3ª ano do Ensino
Médio, uma vez por semana com três horas-aula, no horário contrário de seu
turno de aula, em módulos semestrais, sob orientação da referida professora,
mas com o envolvimento de outros professores já que o projeto tornou-se interdisciplinar.
As disciplinas envolvidas serão: português, literatura, matemática, biologia e
história. O projeto existe há dois anos. As experiências educativas que foram
vivenciadas pelos alunos os ajudaram a construírem conhecimentos de uma forma
diferenciada e prazerosa, o que é a meta fundamental dessa experiência. O
processo de estudo, pesquisa e aprendizagem no Clube é diferente do processo do
sistema oficial de ensino. A participação dos estudantes é espontânea, a
produção do conhecimento é temática, de acordo com a realidade, com o interesse
e a necessidades dos referidos participantes. A freqüência é garantida pela
curiosidade, pela investigação e pelo espírito de iniciativa, que são os meios
para a construção do conhecimento sistematizado.
A
experiência do Clube de Geografia é um meio diferente de ensinar geografia,
para além daquilo que o professor faz cotidianamente na sala de aula. Esse modo
informal de ensinar educa o estudante para o estudo e para um olhar crítico
acerca de sua realidade, por uma visão da geografia que se utiliza de conceitos
de outras ciências para explicar o espaço vivido. Esse modelo de ensino ajuda a
preencher lacunas e insatisfações do ensino formal oficial, o que possibilita
ao estudante uma inquietação intelectual e assim estimula a tomada de decisões
relevantes para sua vida cotidiana e também para a sociedade na qual está
inserido.
Nesse contexto, o Clube
de Geografia tem ajudado também esses estudantes a terem maior conhecimento
sobre a realidade de sua cidade, de seu estado, do seu bairro e da região
amazônica como um todo. A partir de estudos e pesquisas feitas, amplia sua
compreensão acerca dos problemas e das soluções no contexto regional, o que
também leva à compreensão do contexto global. Essa compreensão pode também
ajudá-los a se tornarem agentes de transformação social.
Um comentário:
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