O presente trabalho está inserido como parte do projeto pedagógico “Ruth
Rosita: Patrimônio Cultural do Guamá” com o título: Casa de Santo Antônio e
Escola: uma perspectiva Inter geracional no bairro do Guamá de autoria da
Prof.ª Giovelangela de Paula e propõe-se a pesquisar a casa de santo Antônio
como instituição referência ao amparo ao idoso no bairro do Guamá. Nosso
objetivo é reconhecer o valor social do idoso na comunidade do bairro do
Guamá, Incentivando a participação dos alunos nas ações pedagógicas
propostas pelas disciplinas envolvidas, conforme Soares (1992 p. 29), cada
disciplina deve ser considerada na escola como um componente curricular que
só tem sentido pedagógico à medida que seu objeto se articula aos diferentes
objetos dos outros componentes do currículo (língua portuguesa, matemática,
história, Educação Física etc.) Considerando o contexto histórico e social,
desenvolvemos atividades que despertasse uma consciência crítica sobre a
realidade em que está inserido o idoso na nossa sociedade.
A pesquisa estuda os limites e possibilidades encontradas pelo idoso na casa
de Santo Antônio, na perspectiva da Pedagogia Histórica - Critica (PHC) das
aulas de Educação Física (EF) da Escola Professora Ruth Rosita. A
intervenção pedagógica foi desenvolvida com os alunos do EJA do turno
vespertino no período de outubro a dezembro/2014 e janeiro 2015.
Acreditamos que ainda necessitamos dar continuidade a pesquisa, pois essa
experiência nos aponta caminhos para uma formação humana rica em
reflexões e aprendizagens. O Projeto contou com a colaboração dos
Professores: Manuel Lobato (história), Antonio Carlos (matemática), Lenílde
Pinheiro (biblioteca), Andréa Batista (sala de informática) e coordenação
escolar (tarde): Walnise Feio e Vilcilene Duarte.
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