Escola Ruth Rosita promove feira científica
04/12/2008 09:49:00
Alunos de onze turmas do ensino médio da escola estadual Professora Ruth Rosita de Nazaré Gonzáles, no bairro do Guamá, estão expondo o resultado dos trabalhos desenvolvidos ao longo do ano letivo na 1ª Exposição de Física e Química (1º Expoquifis), que encerra hoje, a partir das 19h, nas dependências da escola.
A 1ª Exposquis é resultado de um projeto pedagógico da escola que em setembro deste ano recebeu incentivo da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por ser um dos selecionados no edital de incentivo a projetos pedagógicos e ao “Protagonismo Juvenil”, voltados para o ensino médio.
As atividades da feira tiveram início no dia 1º deste mês, quando os alunos do 1º, 2º e 3º anos do ensino médio capricharam nas pesquisas sobre as riquezas da Amazônia e o uso de materiais reciclados, tendo como base as aulas de Física e Química, para apresentar um desfile de moda temático, que aconteceu das 19 às 22h. “Na realidade não é comum os alunos materializarem que aprenderam nas aulas de física e matemática. Por isso, a realização desta exposição”, defendeu a diretora da escola, professora Maria Cristina Ruiz.
Alunos do 1º ano da manhã exibiram ao público vestimentas e outros objetos confeccionados a partir de derivados da borracha, como uma gravata confeccionada a partir da câmara da bibicleta ou uma sombrinha, construída a partir do TNT e decorada com balões. O trabalho, que ganhou o primeiro lugar no desfile, é resultado de uma pesquisa sobre a época áurea da Borracha, com a extração da seringa e a retirada do látex.
A 1ª Expoquifis encerra hoje com apresentação de alguns experimentos elaborados pelos alunos durante as aulas, com o objetivo de incentivar a pesquisa científica. No próximo dia 5, serão os alunos do ensino fundamental que vão apresentar o resultado do que aprenderam ao longo do ano em todas as disciplinas, na mostra “Vamos cuidar do Pará”, que acontece de 9 às 11h.
A programação da escola encerra no dia 12 de dezembro, a partir das 19h, com a II Cantata de Natal, quando a escola abre as portas para a comunidade local apreciar as apresentações de música, poesia, peças teatrais, pastorinhas e o balé do projeto “Escola de Portas Abertas”, da Seduc.
Texto: Ascom/Seduc
Nenhum comentário:
Postar um comentário