09/12/2009

“Utilização dos Espaços Pedagógicos para Construção do Conhecimento”

“Espaços Pedagógicos”

Os espaços pedagógicos são espaços destinados aos alunos e professores para as aulas práticas, experimentos e, sobre tudo, um local onde o aluno pode contextualizar teoria e prática. É um local em que o aluno pode interagir o conteúdo aprendido em sala de aula com a realidade cotidiana, tendo assim, a oportunidade de visualizar as teorias.

No laboratório muldisciplinar o professor consegue realizar experimentos, demonstração de microrganismos, reações químicas e bioquímicas, mudança de pH, liberação de gases, experiências volumétricas, ação de soluções ácidas e básicas sobre matérias orgânicas, entre outras. Também há aparelhos como microscópios, espectrofotômetro e vários outros.

A sala de leitura é um espaço destinado a promover continuamente o conhecimento em novas bibliografias. Nela estarão disponíveis arquivos, livros, revistas, trabalhos sobre os mais variados temas e informações sobre os assuntos lecionados em aulas. A sala de leitura é também um local destinado à continuidade do aprendizado, auxiliando o desenvolvimento daqueles que são ou foram alunos da Escola.

O laboratório de informática É utilizado exclusivamente para fins pedagógicos e científicos, no âmbito das atividades acadêmicas da Escola. Nele o aluno pode contar com computadores ligados a internet que trazem aos nossos alunos o material instrucional produzido em diversas instituições, mundo afora e há maior facilidade para nossos docentes prepararem o material instrucional mais adequado às necessidades e aos valores de nossos alunos.

Tivemos a oportunidade de viver uma experiência bem sucedida com esses espaços na Escola, onde fruto dessa experiência será, pela segunda vez, mostrado na segunda mostra de atividades desenvolvidas nos espaços pedagógicos da escola.

Prof. Leite

Programação:

14:00 h: Abertura

14:15h: Palestra Adolescência e sexualidade.

Palestrante: Profª. Franciele Morales.

14:45 h: Projeto Amazônia viva “ Conhecer para Aprender”

15:00 h: Exposição de caixas de presente

Apresentação alunos da 8ª série. Coordenação: Profª Edna

15:15h: Intervalo (lanche)

15:35h: Observação de seres vivos microscópicos.

Apresentação: Profº. Antonio Leite

16:00h. Exposição de fabricação de desinfetantes e sabonetes. Apresentação: Alunos do 2ºano. Coordenação: Profº Nelson.

16:20h. O negro na Sociedade brasileira “Do berço da África ao Brasil de hoje”

Apresentação: Alunos do 3º ano.

Coordenação: Profº Denys Amorim.

16:30h. Encerramento: Apresentação do grupo Sonenze.


Nenhum comentário: