14/03/2012

Projeto Brinquedo de Miriti: Vivência na escola.

AUTORA: Profª. Ms. Giovelangela de Paula
DISCIPLINA: Educação Física
SEGMENTO: Ensino fundamental (6º e 7º ano)
PERIODO: Outubro a Dezembro de 2011 e Janeiro de 2012.
O Projeto “Brinquedo de Miriti: Vivência na escola” parte do pressuposto que a Educação Física traz em sua trajetória a necessidade histórica de transformação das práticas desenvolvidas no interior da escola. No que concerne ao campo educacional, tais práticas têm sido marcadas hora pela vinculação á saúde, hora pelo tecnicismo exacerbado pela esportivização da disciplina, hora pela ausência de ação mais sistemática do professor no que tange ao trato com o conhecimento da disciplina, o que caracterizou historicamente as conhecidas aulas “livres” (coletivo de autores, 1992).
O projeto foi desenvolvido a partir da temática da cultura corporal jogos e brincadeiras, com a idéia de valorizar o brinquedo de miriti e promover aprendizagens nas dimensões cognitivas, sociais e motoras.
O trabalho foi desenvolvimento com séries, 6º e 7º ano, turno vespertino no ano de 2011 nas aulas de Educação Física,com apoio da profª Andreia laboratório de informática no período de outubro a dezembro de 2011 como conteúdo da cultura corporal vivenciadas nas aulas teórico - praticas. O resultado deste trabalho foi apresentado à comunidade escolar no período de 14 a 16 de janeiro de 2012, por meio de comunicação oral e apresentação de pôsteres.
Diante dessas discussões sobre a inserção do brinquedo de miriti no ambiente escolar acredita-se que a Educação Física contribuiu para o desenvolvimento humano em uma perspectiva global e integrada com a cultura, possibilitando ações interdisciplinares significativas para a aprendizagem critica e reflexiva do educando.

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostaria de fazer contado com os que fizeam esse projeto. Vou deixar um pouco do que faço e e-mail para contato.


NOVO OLHAR SOBRE A MATEMÁTICA,
http://www.ufpa.br/beiradorio/novo/index.php/leia-tambem/124-edicao-93--abril/1189-novo-olhar-sobre-a-matematica

Quem quiser material, fazer capacitação, etc, é gratuito, peça: jbn@ufpa.br