21/06/2013

O Olhar da Biblioteca para Você — Joana Andrade


Governo do Estado do Pará.
Secretaria Estadual de Educação.
Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Profª Ruth Rosita de Nazaré Gonzales”.

Profª Coordenadora da Biblioteca — Manhã — Joana Andrade

O Olhar da Biblioteca para Você


Estava ansiosa esperando
por você!
Veja como estou bem bonita, bem cuidada:
paredes  pintadas,
mesas lustradas,
cadeiras restauradas.
Toda arrumada
e ambientada.
Até ganhei estante nova!
Só para você!
Abra-me!


Para eu ficar assim,
passei pelas mãos
simples de operários trabalhadores,
porque recebi investimento
de nosso Governador.
Isso!
Só para você!
Sinta-se íntimo!


Aumentado nosso diálogo.
Abre as minhas páginas!
Quantas LendasAmazônicas,
Dê asas à sua imaginação!
Quantas fábulas,
que lhe permite reflexões
e tirar boas  lições.
Isso, só para você!
Abra-me e leia-me!
















Quer fazer a diferença na sua vida pessoal
e na sua vida social?
Mergulhe na aventura, no humor, no amor,
na paixão, na dor, na denúncia social, na educação eno valor
das  visões de mundo de  nosso escritor:
escritor regional,
escritor nacional e
escritor internacional
Isso, só para você!
Leia-me e Reflita-me!


Tantas leituras de mundo:
é Piaget, é Paulo Freire,
é Drummond, é Fernando Pessoa,
é Cora Coralina, é Manoel Bandeira,
é Machado de Assis, é Roseana Murray,
é Graciliano Ramos,  
é Nelson Rodrigues, é Érico Veríssimo,
é Ziraldo, é Maurício de Souza,
é  Max Martins, é Paulo Plínio de Abreu,
éDalcídio Jurandir...
Leituras silenciosas e em grupo.
Tempero pra todo gosto, cheio de sabor
para construir
homens  de valor
Leia-me e divulgue-mepor onde passar!


Não esqueçamos
de nosso  Antônio Juraci
contagiando com seu chapéu de boto,
vindo do Cajary,
que nas tardes chuvosas de Belém
faz tanto bem
com sua poesia,
fazendo história,
que merece
seu nome dado
à biblioteca da escola.
Homem de valor que
valoriza a terra com muito amor!

Abra as páginas da Bíblia
É prazerosa de se ler
para construir o ser:
são as gerações passadas,
que plantamsabedoria no
conviver.
Alimento mais precioso
do corpo da alma
para conhecer
e lições tirar
do Grande Mestre Jesus,
que soube viver, sonhar,
sentir, sorrir com sua visão humana e divina de amar.

É tão simples
entrar no meu coração.
Ter muito saber,
no seu viver.
Num embalo de mistura de canção,
espalhando o amor
no social
Vindo de você, que é para mim, um humano ser, muito, muito especial!

(ProfªJoana Andrade,2013)

Nenhum comentário: