11/01/2017

SEDUC/PA INICIA SELEÇÃO PARA CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO



    Seduc abre 5 mil vagas para cursos técnicos no Estado

Estão abertas a partir desta segunda-feira (9) as inscrições para o processo seletivo para cursos técnicos ofertados na rede pública estadual de ensino, ou seja, em sete unidades de ensino em Belém e mais 11 em outros municípios do Estado.
Os interessados podem se inscrever por meio do Portal da Secretaria de Estado de Educação - Seduc (www.seduc.pa.gov.br) e no hotsite da Eetpa (www.seduc.pa.gov.br/site/eetepa) até o dia 29 deste mês de janeiro.

São ofertadas 5.240 vagas para 131 cursos técnicos nas modalidades Ensino Médio Integrado a Educação Profissional, Ensino Médio Integrado a Educação de Jovens e Adultos (Proeja) e Subsequente em 12 municípios. O acesso de estudantes a 3.240 vagas de cursos técnicos será feito por meio de processo e seletivo. Outras 2 mil vagas serão preenchidas por meio de matrícula em duas modalidades de ensino em municípios do interior do Estado.

Das 2.640 vagas ofertadas na modalidade Ensino Médio Integrado a Educação Profissional (66 cursos técnicos), 880 vagas são ofertadas para 22 cursos em processo seletivo para Belém e mais 1.760, em forma de matrícula para 44 cursos em outros 11 municípios.

A oferta de 680 vagas do ProEJA, envolvendo 17 cursos técnicos, abrange 440 vagas em processo seletivo para 11 cursos em Belém e 240 vagas de 6 cursos em forma de matrícula para outros municípios do Estado. A modalidade Subsequente conta com a oferta de 1.920 vagas para 48 cursos técnicos, mediante processo seletivo.
A matrícula para 2 mil vagas referentes ao Ensino Médio Integrado e Proeja será feita no período de 10 deste mês de janeiro até o dia 23 de fevereiro.

Formação - "Esse processo vai ao encontro da demanda social e atende aos arranjos produtivos locais e regionais", afirmou a coordenadora de Educação Profissionalizante da Seduc, Mari Almeida. O detalhamento dos cursos técnicos e mais informações estão disponíveis nos editais da Seduc, divulgados na edição de hoje do Diário Oficial do Estado e também no Portal Seduc.

A modalidade de Ensino Médio Integrado a Educação Profissional é ofertada de forma articulada com disciplinas de base comum e disciplinas técnicas, no mesmo turno. Pode fazer esse curso o estudante que já concluiu o Ensino Fundamental, com idade abaixo de 17 anos e 11 meses. Os cursos nessa modalidade têm duração de quatro anos, executados em oito fases. São realizadas duas fases por ano, incluindo o estágio curricular obrigatório.

Na Modalidade Proeja, são ofertadas de forma articulada as disciplinas de base comum e as disciplinas técnicas, no mesmo turno. Podem cursar alunos que já concluíram o Ensino Fundamental, com idade mínima de 18 anos. Os cursos técnicos nessa modalidade têm duração de três anos, executados em seis fases (duas delas por cada ano, incluindo o estágio curricular).

Os estudantes que concluíram o Ensino Médio regular e desejam se qualificar em uma área específica para ingressar no mercado formal de trabalho podem cursar o Subsequente. Essa modalidade visa a formação técnica, qualificando jovens para o primeiro emprego, assim como adultos na criação de novas oportunidades no mundo do trabalho. Os cursos do Subsequente têm duração de dois anos, e quatro etapas, incluindo estágio curricular aos alunos.

Escolas - As sete escolas de Ensino Técnico do Estado do Pará (Eetepas) em Belém que ofertarão cursos técnicos neste ano são: Professor Anísio Teixeira; Magalhães Barata; Paes de Carvalho; Instituto de Educação do Pará (IEEP); Deodoro de Mendonça; Francisco da Silva Nunes e Francisco das Chagas Ribeiro de Azevedo (Cacau), no Distrito de Icoaraci.

As Eetepas em outros 11 municípios do Estado com oferta de cursos técnicos em 2017 são: Centro de Educação Profissional Dom Aristides Piróvano, em Marituba; Juscelino Kubitschek, em Benevides; Centro Integrado de Educação do Baixo Tocantins, em Cametá; Eetepa de Tailândia; Eetepa de Monte Alegre; Eetepa de Oriximiná; Irmã Albertina Leitão, de Santa Izabel; Eetepa de Vigia de Nazaré, Eetepa de Itaituba; Eetepa de Paragominas e Eetepa de Salvaterra. Informações em 3201-5115.

Nenhum comentário: